Coreia do Sul retoma compra de frango do Brasil
21/03/2017 08:46 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

Seoul volta atrás e cancela veto à importação de carne de frango, mas intensificará fiscalização. Ministro da Agricultura afirma que suspensão das vendas ao exterior seria "um desastre" e ameaça retaliar Chile.Um dia após ter anunciado a suspensão das compras de carne de frango do frigorífico brasileiro BRF, a Coreia do Sul voltou atrás, nesta terça-feira (21/03), depois de receber a confirmação do Ministério da Agricultura do Brasil de que os carregamentos ao país asiático não continham produtos estragados. Seul decidiu levantar a suspensão, mas intensificará a fiscalização de carnes brasileiras.

No último ano, mais de 80% das 108 toneladas de frango importadas pela Coreia do Sul veio do mercado brasileiro, segundo dados Ministério da Agricultura sul-coreano. O país não importa carne bovina do Brasil.

Na segunda-feira, China, Chile e União Europeia (UE) também anunciaram suspensões temporárias e restrições à compra de carnes de frigoríficos brasileiros como consequência da operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada.

Autoridades dos EUA informaram que estão "monitorando a situação". A Rússia observa a reação da UE para decidir o que fazer. O Egito, terceiro maior importador de carne bovina do Brasil, comunicou o Ministério da Agricultura brasileiro sobre a possibilidade de suspender a compra de carne do país.

Pequim optou por reter em seus portos toda carne do Brasil, independentemente de qual frigorífico. A UE decidiu suspender a importação somente das 21 empresas sob investigação, porém, destas somente quatro exportam para o mercado europeu.

Após os anúncios de restrições, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgou a suspensão da licença de exportação dos 21 frigoríficos sob investigação na operação Carne Fraca. No entanto, Maggi disse que continuará permitindo a venda dos produtos no mercado interno, destacando que um controle rígido dos procedimentos protege o consumidor brasileiro.

Fonte: https://economia.terra.com.br/coreia-do-sul-retoma-compra-de-frango-do-brasil,413583d538b8f4535b84c5c561b4ac91w12c632x.html

COMENTÁRIOS