Oposição comemora suspensão da posse de Lula
17/03/2016 14:49 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

Oposição comemora suspensão da posse de Lula

Líderes pedem posicionamento explícito do PMDB

POR O GLOBO

O Presidente Nacional do PSDB, Senador Aécio Neves (PSDB-MG) conversa com o líder do DEM Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) no Plenário - Ailton de Freitas / Agência O Globo / 11/08/2015

BRASÍLIA - Os principais líderes da oposição cobraram um posicionamento explícito do PMDB quanto à situação do governo. Eles se reuniram no gabinete do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e comemoraram a suspensão da posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse que o PMDB deverá escolher o lado neste momento que vai querer atuar. Na mesma linha, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que o PMDB tem que "sair do muro".

Pela manhã, a cúpula do PMDB não compareceu à posse de Lula na Casa Civil, em protesto contra a nomeação de Mauro Lopes (PMDB-MG) para a Aviação Civil. Segundo pessoas próximas, o vice-presidente Michel Temer decidiu permanecer em São Paulo por considerar que a decisão do Palácio do Planalto é uma "afronta" ao partido. Presidentes do PMDB em oito estados já pediram a saída de Mauro da sigla.

Para a oposição, a presidente Dilma Rousseff está isolada e o processo de impeachment é inevitável. O senador Aécio conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para cobrar a abertura da sessão para discursos.

— A presidente Dilma comete um ilícito e se faz de vítima? O PMDB tem que sair do muro porque o povo já derrubou o muro. Não dá mais para ser carne e ser peixe. Tem que ter lado — disse Caiado.

E foi irônico sobre a decisão de suspende os efeitos da posse de Lula.

— É o período mais curto da história do país do mandato de um ministro — disse Caiado.

Na mesma linha, o tucano Cássio Cunha Lima disse que a oposição manterá contatos com Renan e o vice-presidente Michel Temer.

— Não dá para fazer de conta que não está acontecendo nada. O PMDB vai ter que sair do muro, e diziam que o muro era nosso — disse Cássio Cunha Lima.

Ele disse ainda que Dilma está isolada e partiu para o confronto.

— Ela está no isolamento e seu discurso é um gesto derradeiro de seu governo — disse Cássio Cunha Lima.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/oposicao-comemora-suspensao-da-posse-de-lula-18898525#ixzz43BRYLcxS 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

COMENTÁRIOS