PF apreende planilhas da Odebrecht com valores a políticos
23/03/2016 15:32 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

PF apreende planilhas da Odebrecht com valores a políticos

Na lista estão políticos de vários partidos dos mais variados estados


.
SÃO PAULO E CURITIBA - Planilhas apreendidas pela Polícia Federal lista doações feitas pelo Grupo Odebrecht a mais de 200 políticos do país, de mais de dez partidos. Os documentos foram apreendidos com Benedicto Barbosa Silva Júnior, conhecido como “BJ”, presidente da Odebrecht Infraestrutura e um dos principais interlocutores do empresário Marcelo Odebrecht na alocação de recursos a campanhas políticas. Nesta quarta-feira, o juiz Sérgio Moro decretou sigilo sobre o processo ao qual foram juntadas as planilhas.

Ainda não é possível afirmar se as doações foram feitas legalmente ou por meio de caixa 2. Outros documentos descobertos pela Lava-Jato indicam que alguns desses repasses possam ter sido feitos sem o conhecimento da Justiça Eleitoral.

Na lista, antecipada pelo blog do jornalista Fernando Rodrigues, estão políticos de vários partidos. Chama a atenção que os nomes estejam relacionados a codinomes. O senador José Sarney (PMDB), por exemplo, é chamado de "Escritor". Renan Calheiros, o "Atleta". Eduardo Paes, prefeito do Rio, tem como codinome "Nervosinho". Eduardo Cunha (PMDB) , presidente da Câmara dos Deputados, é o "Caranguejo". O senador Humberto Costa (PT), “Drácula”. O também senador Lindbergh Farias (PT) aparece como "Lindinho", como, de fato, é conhecido. O apelido de Manuela Pinto Vieira d'Ávila, deputada federal pelo PC do B, é "Avião".

A soma dos valores relacionados aos políticos é de R$ 55,1 mil, mas pela quantidade de nomes, e o patamar de gastos das campanhas eleitorais, sugere que a quantia possa ser, na verdade, de R$ 55,1 milhões.

 


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/pf-apreende-planilhas-da-odebrecht-com-valores-politicos-18940672#ixzz43kgGzUxD 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

COMENTÁRIOS