São Paulo antecipa campanha de vacinação para combater H1N1
07/04/2016 16:02 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

São Paulo antecipa campanha de vacinação para combater H1N1

Em todo o país, a campanha começa no dia 30 de abril. 
Nas clínicas particulares, a espera pode chegar a seis horas. 

 O vírus influenza, que causa a gripe, tem três tipos: A, B e C. O vírus A tem maior capacidade de transmissão e é o responsável pelo maior número de casos. Esse tipo de vírus tem vários subtipos e os mais perigosos são o H3N2 e H1N1.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2015 foram registrados dos mais de mil casos de gripe grave no Brasil - 141 casos foram relacionados ao vírus H1N1. Das 175 mortes relacionadas à gripe, 36 foram por causa do H1N1.

Este ano, só até o dia 26 de março foram mais de 500 casos de gripe grave – 440 relacionados ao H1N1. Das 76 mortes, 71 relacionadas ao H1N1.

A maioria das mortes foi registrada em São Paulo e o estado antecipou a campanha de vacinação. A imunização começou pelos profissionais de saúde e vai se estender à crianças, idosos, gestantes e pessoas que fazem parte do grupo de risco.

Segundo Ralcyon Teixeira, infectologista do hospital Emílio Ribas de São Paulo, a procura pela vacina tinha diminuído no estado. Uma das explicações pode ser porque as pessoas não consideram a gripe como uma doença séria. “Outra explicação pode ser a crença errada de que a vacina faz mal”, completa. 

Fonte:G1

 

COMENTÁRIOS