Dia 25 vamos lutar pela nossa vaquejada em Brasília
20/10/2016 17:24 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

A vaquejada vem sendo julgada e condenada por algo que ela está longe de ser. Só quem não conhece o esporte que hoje se pratica nas pistas de todo o país pode associá-la à barbárie e aos maus tratos. Sua origem cultural, seu aspecto festivo, e toda a geração de riqueza que ela proporciona enquanto atividade econômica que sustenta milhares de famílias brasileiras – especialmente na região Nordeste – são realmente importantes.

Mas neste momento em que o julgamento de pessoas que desconhecem por completo os princípios que norteiam a pratica da vaquejada, ameaça a continuidade do esporte que praticamos com tanta paixão, precisamos mostrar ao mundo que somos contra os maus tratos dos animais. Que a “farra do boi”, a pouca organização e a falta de regras ficaram no passado. Que defendemos uma prática saudável, que não humilhe nem promova o sofrimento animal.

A vaquejada vem aprimorando técnicas, regras e equipamentos para preservar a integridade física de pessoas e animais. Os bois, mesmo destinados ao abate (para se transformar em alimento nas mesas das famílias brasileiras), são tratados com respeito durante as competições, que abominam o uso de quaisquer artifícios torturantes para provocar a corrida se utilizam cada vez mais recursos, como o rabo postiço, com o objetivo evitar qualquer sofrimento para estes animais, que são derrubados em pista de areia fofa, exatamente para que não se machuquem.

                   

Vaquejada é festa e encontro de amigos, como uma grande e unida família brasileira. Mas é acima de tudo, competição. De técnica, coragem e destreza para quem monta. De aprimoramento, treinamento e habilidade para os cavalos, nos quais se investe o melhor tratamento e cuidados, para que brilhem nas pistas juntamente com os vaqueiros. Todos, em harmonia natural, tratados como atletas, submetidos a regras, regulamentados, fiscalizados pelos órgãos competentes. Essa é a vaquejada que praticamos e defendemos; esse genuíno esporte brasileiro que não pode simplesmente desaparecer, sem que aqueles que julgam – e condenam – a conheçam de verdade.

André Merlo 
Prefeito Eleito de Governador Valadares - MG

Fonte: Portal do Vaqueiro

COMENTÁRIOS