10% dos alunos da rede estadual atinge níveis satisfatórios ao concluir o Ensino Médio
15/03/2016 15:02 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

10% dos alunos da rede estadual atinge níveis satisfatórios ao concluir o Ensino Médio

  •  O ESTADOMA.COM, COM INFORMAÇÕES DE ASSESSORIA
  •  

Levantamento analisa resultados do Enem e serve de alerta para a situação da educação pública do país

Foto: Flora Dolores / O Estado

BRASÍLIA – No universo de alunos matriculados no último ano do ensino médio, nas redes estaduais, somente cerca de 10% atingem níveis satisfatórios ao final da etapa. Os números indicam um baixo índice de estudantes com as habilidades mínimas e coloca em evidência uma importante reflexão sobre a qualidade da formação e capacitação dos alunos nas redes públicas brasileiras.

A análise faz parte da segunda edição do Boletim IDados da Educação e é também um alerta sobre o atual patamar de educação no país. O documento apresenta uma avaliação preliminar de evidências e dados sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014.

Já no desempenho geral das redes de ensino, as notas das escolas das redes privadas são bastante superiores às notas das redes estaduais, com uma diferença em torno de 1,5 desvio padrão (variação em relação ao total). Esses resultados foram muito parecidos com os de 2013. Vale destacar que as notas foram classificadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em cinco níveis de desempenho. Entre 16% e 45% dos alunos das redes estaduais atingiram os níveis mais altos (3 ou mais) dependendo da prova. Essas porcentagens ficam entre 52% e 81% no caso das redes privadas.

Outro dado apontado pelo boletim mostra que apenas 24% dos participantes estão concluindo o ENEM e a maioria (76%), já finalizou o ensino médio. “O número pode indicar que o objetivo real da Prova é selecionar alunos para o ensino superior. Com a correlação entre os resultados das provas e os elevados custos dos testes, especialmente da prova de redação, abre-se espaço para rediscutir formatos e meios de aplicar o exame, atingindo os mesmos objetivos”, aponta o presidente do IDados, Paulo Rocha e Oliveira.

Embora publicado no momento em que são divulgados os dados do ENEM de 2015, o novo boletim do IDados traz um estudo com base nos dados fornecidos pelo INEP na planilha “ENEM por Escola”. São dados preliminares, porque os microdados do teste, essenciais para permitir análises mais profundas, ainda não foram divulgados pela instituição. “Os resultados de exames desta natureza raramente apresentam poucas mudanças significativas entre diferentes aplicações, daí por que as questões levantadas servem para balizar o debate sempre atual sobre este tema”, completa Oliveira.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e noInstagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

 
COMENTÁRIOS