Na manhã desta quinta-feira 02 de Março, em uma ação conjunta da CGU e Polícia federal, foram executados mandados de busca e apreensão nas sedes das prefeituras dos municípios maranhenses investigados pela operação Tira-Dentes.
De acordo com levantamento feito por nossa equipe, o propósito da ação seria a busca por provas e documentos para serem juntados ao processo que investiga principalmente a inserção de dados no sistema de informação do Ministério da Saúde.
Em entrevista, José Antônio, Superintendente da CGU que esteve acompanhando a operação em Pedreiras, relatou que não houve qualquer resistência por parte da gestão e que a ação foi um sucesso, onde alguns documentos foram apreendidos e serão encaminhados para juntada ao processo.
(Imagens sedidas pela Policia Federal)
Questionado se o alto número de extrações dentarias informado pela Secretaria Municipal de Saúde Pedreiras ao sistema do SUS elevaria os recursos creditados ao município, o superintendente pontuou se tratar de um assunto com características interessantes.
" De fato há essas inserções, constam no sistema do SUS! Só que olhando tecnicamente os dados, eles não repercutiram em remessas especificas de dinheiro, porque essa parte desse tipo de procedimento é fixa. O município recebeu 11 (onze) Mil Reais". Pontuou o superintendente.
Segundo apurou nossa equipe, o município, mesmo informando um elevado número de procedimentos, não recebeu valores a mais pelos procedimentos o que deixa uma grande interrogação para os auditores da CGU.
" Nós estamos tentando entender isso. Porque essa produção foi lançada dessa forma? Porque ela está lá? O município tem realizado alguns trabalhos e aposta que essa questão é relacionada a um erro de digitação. Fez algumas relatórios e estudos internos, auditoria deles mostrando isso" explicou José Antônio da CGU.
(José Antônio - Superintendente CGU)
O Superintendente afirmou que além das exodontias, existem outros procedimentos que também apresentam divergências e que precisam ser investigados.
Até o fechamento da matéria, a gestão da prefeita Vanessa Maia ainda não havia se manifestado sobre a ação de hoje.