71 homicídios dolosos foram registrados no mês passado na Ilha
02/03/2016 10:04 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

71 homicídios dolosos foram registrados no mês passado na Ilha

  •  ISMAEL ARAUJO
  •  

Números superaram o mês de janeiro, que registrou 63 casos e fevereiro do ano passado com 70 mortes; ocorreram também dois linchamentos

 

 

Corpo de Ducivaldo dos Santos morto no Nova Terra
Corpo de Ducivaldo dos Santos morto no Nova Terra (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Setenta e um homicídios dolosos ocorreram no mês de fevereiro deste ano, na Região Metropolitana de São Luís, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os números superam o mês anterior que registrou 63 casos. Com relação a 2015, fevereiro de 2016 teve um assassinato a mais. Entre os 71 assassinatos do mês passado, duas pessoas foram vítimas de linchamento no dia 21. As vítimas foram Ducivaldo dos Santos Pinheiro, de 31 anos, e Ananias Marques da Silva, de 23 anos. Esta última vítima somente foi identificada na tarde de ontem por familiares, no Instituto Médico Legal (IML).

A vítima teria sido morta no bairro do Olho d’Água e o corpo foi encontrado com marcas de objetos cortante e pauladas. O pai dele, Azarias Gomes, explicou que o filho morava no Residencial da Ribeira, mas passava dias andando pelas ruas, já que era usuária de droga. Ela tinha amizades com traficantes de entorpecentes, principalmente na área onde residia.

Azarias Gomes disse também que chegou a ir a hospitais da cidade em busca de informações do filho, mas acabou o encontrando no IML. Devido ao estado de decomposição, o corpo da vítima ainda ontem seria o sepultado no cemitério, no bairro São Raimundo.

A outra vítima de linchamento, Ducivaldo dos Santos, foi morto por pessoas não identificadas no Residencial Nova Terra, na cidade de São José de Ribamar. Segundo a polícia, moradores teriam linchado o homem por ser suspeito de ter estuprado uma mulher que teria problema na visão, na noite do dia 20, na localidade.

Revoltados, os moradores do Nova Terra, ao encontrar Dulcivaldo Pinheiro, o mataram com golpes de faca, socos, pauladas e pedradas. Os dois casos estão sendo investigados pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), órgão ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), mas até ontem não havia registro de prisão dos suspeitos.

Mais mortes

No último dia do mês, a polícia registrou três assassinatos. Uma das vítimas, Elizabeth Cutrim dos Santos, de 23 anos, estaria gestante. Segundo a polícia, ela foi morta a tiros pelo ex-companheiro, nome não revelado, no Residencial João do Vale, área da Aurora. O suspeito seria foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, beneficiado com a saída temporária do Dia dos Pais, em agosto do ano passado, e não retornou ao presídio.

Ainda de acordo com as informações da polícia, a vítima teria sido baleada em sua residência, no começo da tarde do dia 29 de fevereiro, e levada pelos moradores da área para o Hospital Municipal Socorrão II, na Cidade Operária, onde foi submetida a uma cirurgia, mas não resistiu.

As outras duas vítimas foram Emerson de Sena Rodrigues, de 30 anos, morto a bala no Jardim Tropical II, em São José de Ribamar; e Flávio Henrique Alves de Brito, de 41 anos, no bairro do Cohatrac. A polícia informou que Flávio Alves teria sido morto provavelmente por acerto de conta em relação ao tráfico de droga.

A polícia também informou que mais de 50 homicídios foram usados armas de fogo e o bairro Barreto foi a área da cidade onde ocorreram o maior número de assassinatos no mês passado, quando três casos foram registrados e as vítimas foram Janilson de Jesus Almeida Sousa, de 26 anos, no dia 2; Marcos Vinicius Ferreira Cantanhede, de 18 anos, no dia 15, e Jackson Fabiano Veras Silva, de 32 anos, no dia 24.

Número

71

Foi o número de homicídios dolosos registrados no mês de fevereiro na Região Metropolitana de São Luís, 50 deles praticados com o uso de arma de fogo

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, noTwitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

COMENTÁRIOS