Celebrado sempre no segundo domingo do mês de novembro desde a sua instituição, a Lei n°5.816 de 24 de novembro de 1993 de autoria do então Deputado Estadual saudoso Dr. Kleber Carvalho Branco, dá vida ao Dia Municipal do Rio Mearim.
A importância e magnitude do nosso Rio é contada através das histórias, dos versos e canções feitas por todos aqueles que vivem Pedreiras, ou que sentem toda a energia que dela emana mesmo que em uma rápida visita, afinal como conta o nosso próprio ditado popular "Quem visita Pedreiras e bebe da água do Mearim, jamais esquece".
Em termos mais específicos, tratando da grandeza deste nosso patrimônio estamos falando de um rio que possui 930 quilômetros de extensão, que nasce na parte sul do Estado do Maranhão, na confluência das Serras Negra, Menina e Crueiras, com exatos 650 metros de altitude.
O Rio, cantado na letra de Samuel Barreto, banha os municípios de Formosa da Serra Negra, Grajaú, Barra do Corda, Esperantinópolis, Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Vitória do Mearim, Arari e outras até desembocar na Baía de São Marcos.
(Dr.Kleber Carvalho Branco)
Acompanhe as notícias aqui no Cidade101.com, a notícia mais perto de você!