ALERTA DE SECA PREOCUPA MORADORES DA REGIÃO DO MÉDIO MEARIM
NOTÍCIAS DA REGIÃO
Publicado em 03/07/2024

O Ministério da Defesa emitiu um alerta para uma seca severa prevista para os meses de setembro a novembro, que afetará fortemente as mediações de 14 estações de monitoramento na Amazônia. De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), os municípios localizados nas bacias dos rios Madeira, Mearim, Negro, Solimões, Tapajós e Tocantins/Araguaia serão os mais prejudicados.

 

 

"Os níveis dos rios nessas estações podem chegar próximo da mínima histórica ou mesmo ultrapassá-la", avisou o Censipam, órgão vinculado ao Ministério da Defesa.

 

 

A Sala de Situação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) registrou, no dia 2 de julho de 2024, uma variação preocupante no nível do rio Mearim, que caiu de 83 cm para 80 cm, totalizando uma redução de 3 cm no período entre as 18h do dia 1º de julho e as 17h45 do dia 2 de julho. Não houve registro de chuva acumulada nas últimas 24 horas.

 

 

Com a cota de 80 cm, o trecho do rio Mearim na localidade de São Luiz Gonzaga entrou em estado de alerta de seca, aumentando as preocupações sobre a disponibilidade de água e os impactos ambientais e socioeconômicos para a região.

 

 

As autoridades estão em alerta e recomendam que a população das áreas afetadas esteja preparada para possíveis medidas de racionamento e outras ações emergenciais.

 

Acompanhe as notícias aqui no Cidade101.com, a notícia mais perto de você!

Comentários